A Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), ligada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), promoverá uma série de plenárias entre 23 de abril e 17 de junho. O objetivo é definir as diretrizes e prioridades do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) e do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA).
Serão realizados nove encontros presenciais,abrangendo todos os estados que compõem a Amazônia Legal. Essas reuniões visam fomentar um diálogo amplo com os beneficiários dos fundos, buscando aprimorar a alocação dos recursos disponíveis e democratizar o acesso ao crédito na região.A primeira plenária ocorrerá no Pará, no dia 23 de abril, na sede da Sudam em Belém. O Maranhão será o próximo estado a sediar o evento, no dia 25 de abril, no Instituto Federal do Maranhão – Campus São José de Ribamar. A terceira plenária está programada para Rondônia nos dias 28 e 29 de abril, no Teatro Guaporé.As datas e locais das demais reuniões serão anunciados em breve.
Anualmente,as diretrizes e prioridades do FNO e FDA são estabelecidas pelo Conselho Deliberativo da Sudam. Este conselho é composto por representantes do MIDR, Banco da Amazônia, governos estaduais da Amazônia Legal além dos setores produtivos e trabalhadores locais. A participação social é fundamental para assegurar que os investimentos estejam alinhados às necessidades específicas da região amazônica, contribuindo assim para um planejamento eficaz que promova o desenvolvimento sustentável.
Acompanhe as atualizações desta matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!