sexta-feira, abril 25, 2025
InícioAmazonasPolíticaMoraes ordena a detenção do ex-presidente Fernando Collor após rejeição de recurso...

Moraes ordena a detenção do ex-presidente Fernando Collor após rejeição de recurso judicial

Ex-presidente Fernando Collor é preso após decisão do STF

O ex-presidente Fernando Collor foi detido pelo supremo Tribunal Federal (STF) após o ministro Alexandre de Moraes rejeitar um recurso da defesa que buscava reverter sua condenação a 8 anos e 10 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, em um dos desdobramentos da Operação lava Jato. A decisão ocorreu nesta sexta-feira (25), quando Moraes considerou os recursos apresentados como meramente protelatórios.A condenação de Collor, que ocorreu em 2023, está relacionada a práticas ilícitas durante seu tempo como dirigente do PTB.Ele foi acusado de receber R$ 20 milhões em vantagens indevidas através de contratos com a BR Distribuidora,uma subsidiária da Petrobras. Os crimes teriam ocorrido entre os anos de 2010 e 2014.

Na sua decisão, o ministro destacou que as tentativas da defesa para adiar o processo não tinham fundamento legal suficiente. “A manifesta inadmissibilidade dos embargos revela o caráter meramente protelatório”, afirmou Moraes, autorizando assim a certificação do trânsito em julgado e permitindo o cumprimento imediato da sentença.

Além disso, Moraes solicitou ao presidente do STF, Luís Roberto Barroso, a convocação para uma sessão virtual onde sua decisão será referendada. O julgamento virtual está agendado para ocorrer ainda nesta sexta-feira.

Com essa nova fase no caso envolvendo Collor, espera-se que mais informações sejam divulgadas sobre as implicações legais e políticas dessa condenação histórica no Brasil.

Acompanhe as atualizações desta matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!

ARTIGOS RELACIONADOS
- Anuncio -

Mais populares