sábado, abril 19, 2025
InícioManausCinco toneladas de resíduos são removidas do igarapé do Gigante em Manaus...

Cinco toneladas de resíduos são removidas do igarapé do Gigante em Manaus durante operação de limpeza ambiental

Uma operação de limpeza realizada no igarapé do Gigante, localizado nas proximidades da marina do Davi, na zona Oeste de Manaus, resultou na retirada de cinco toneladas de resíduos.Essa ação faz parte do cronograma contínuo da gestão municipal para a manutenção dos corpos hídricos e demonstra o compromisso com a preservação ambiental e a qualidade de vida dos cidadãos.De acordo com Jairo Santos, subsecretário de Operações da Semulsp, essa iniciativa é uma diretriz constante do prefeito David Almeida e do secretário Sabá Reis. “Esse trabalho não para. Atuamos em toda a extensão, desde a marina do Davi até Colônia Antônio Aleixo e Puraquequara. Recolhemos tudo que polui o rio, como garrafas PET e plásticos. O que pode ser reaproveitado vai para cooperativas; o restante é enviado ao aterro”,explicou Santos.

Além da remoção dos resíduos sólidos, a operação também focou na educação ambiental. A Semulsp aproveitou o momento para conscientizar os frequentadores sobre a importância de cuidar dos rios e da cidade. “Esse é um ponto estratégico com mais de cinco mil pessoas circulando nos finais de semana”, acrescentou o subsecretário.

O igarapé do Gigante possui cerca de sete quilômetros e atravessa bairros como Redenção, Planalto e Ponta Negra antes de desaguar no rio Tarumã-Açú. A manutenção desse trecho é crucial para preservar o ecossistema urbano local.Cerca de 100 agentes participaram dessa força-tarefa junto com 20 educadores ambientais que orientaram moradores sobre práticas sustentáveis enquanto retiravam os resíduos acumulados no leito do igarapé. Marlon Chagas, coordenador responsável pela limpeza das áreas ribeirinhas em Manaus, destacou que as equipes transportam os materiais recolhidos em balsas até o Aterro Sanitário.

“Atualmente estamos retirando entre 250 e 300 toneladas por mês dos igarapés devido à instalação das ecobarreiras”, afirmou Chagas. Ele ressaltou ainda que embora a prefeitura esteja fazendo sua parte na limpeza urbana, é essential que os cidadãos colaborem nesse esforço coletivo.

A população tem demonstrado apoio à iniciativa; frequentadores elogiaram as ações realizadas pela prefeitura em prol da saúde pública local. Lili Oliveira comentou: “É muito importante cuidar da nossa Amazônia”. Já Jucy enfatizou: “Precisamos continuar colaborando sempre”.

A Prefeitura também está investindo na modernização logística relacionada ao manejo dos resíduos através do sistema de transbordo localizado no bairro Tarumã. Esse ponto estratégico permite um monitoramento eficaz antes que os materiais sejam enviados ao aterro sanitário.

Essa mobilização reflete um esforço contínuo por parte das autoridades locais para garantir um ambiente mais limpo e saudável aos habitantes da capital amazonense.Acompanhe as atualizações desta matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!

ARTIGOS RELACIONADOS
- Anuncio -

Mais populares