A equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) finalizou, no último sábado (12), um importante treinamento para indígenas da etnia Kambeba, na aldeia Tururukari-uka, localizada em Manacapuru, a 68 quilômetros de Manaus. O curso de Brigada de Incêndio Florestal visa fortalecer as ações contra queimadas na região metropolitana da capital amazonense.
O amazonas/” title=”Dupla detida com uma tonelada de entorpecentes avaliada em R$ 10 milhões no …”>comandante-geral do CBMAM, Oreliso Muniz, destacou que essa iniciativa faz parte da estratégia do Governo do Amazonas para prevenir incêndios florestais durante o período crítico que se inicia em junho. A ação foi determinada pelo governador Wilson Lima e busca preparar as comunidades locais para enfrentar os desafios das queimadas.Emerson Silva, comandante dos Bombeiros em Manacapuru, ressaltou a importância dos treinamentos para corrigir práticas inadequadas que podem ser utilizadas pelas comunidades. “Os treinamentos são essenciais porque muitas vezes eles podem estar utilizando técnicas erradas mesmo com o material adequado. Ao ensinar a técnica correta, conseguimos reduzir o tempo de resposta no combate ao fogo”, explicou Emerson.
Gelson Silva, presidente da Associação Tururukari-uka, relembrou os desafios enfrentados pela comunidade em 2024 quando combateram incêndios por 23 dias consecutivos sem equipamentos adequados e apenas com conhecimentos tradicionais. “Hoje nos sentimos gratos por receber esse treinamento. Isso nos proporciona mais técnicas para combater o fogo; antes não tínhamos esse conhecimento”, afirmou Gelson.
O curso ocorreu entre os dias 7 e 9 de abril e teve uma carga horária total de 20 horas. As aulas foram divididas entre teoria e prática e contaram com a participação direta de dezessete indígenas. O aprendizado adquirido será repassado aos demais membros da comunidade composta por 58 pessoas distribuídas em 12 famílias.
Francisco Uruma, tuxaua da aldeia Tururukari-uka, enfatizou que essa capacitação representa um avanço significativo tanto na proteção da aldeia quanto na valorização dos saberes ancestrais. ele mencionou que a região enfrenta muitos problemas relacionados às queimadas provocadas pela derrubada das árvores para extração madeireira: “Este ano solicitamos um curso ao Corpo de Bombeiros para aprendermos como combater o fogo utilizando todas as técnicas necessárias”, disse Francisco.
A integração entre conhecimentos técnicos modernos e saberes tradicionais é fundamental nesse processo educativo e contribui significativamente para a segurança das comunidades locais diante das ameaças ambientais.
Acompanhe as atualizações desta matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!