O prefeito de Manaus, David Almeida, comemorou nesta quinta-feira (10) os 100 primeiros dias do seu segundo mandato, destacando um marco histórico de realizações. Em pouco mais de três meses, a administração municipal apresentou resultados significativos e transformadores, consolidando um modelo de gestão que prioriza planejamento, agilidade e compromisso com a população. As entregas abrangem sete eixos estratégicos e refletem uma cidade em constante movimento, avançando com responsabilidade e visão para o futuro.
Saúde pública: eficiência e humanização
A inauguração de dois novos postos de saúde nos bairros São José e compensa reforçou o atendimento à população. além disso, foram disponibilizadas 19 ambulâncias para o Samu. A entrega de 497 celulares aos agentes comunitários — sendo 101 destinados à zona rural — garantiu maior alcance e eficiência nos serviços prestados.
Educação: inclusão em foco
Mais de 400 escolas passaram por vistorias no programa “Semed em Movimento”. A rede educacional recebeu três novas salas destinadas a alunos com deficiência. Alimentos provenientes da agricultura familiar também foram incorporados à merenda escolar. Na Emee André Vidal de araújo foi implantada uma horta e pomar.
Mobilidade urbana: infraestrutura em expansão
Manaus recebeu recentemente 62 novos ônibus além da realização de oito grandes intervenções viárias que contribuíram para uma redução significativa nas mortes no trânsito — cerca de 30%. A prefeitura ainda recuperou mais de 450 ruas, limpou mais de dois mil bueiros e entregou seis novos espaços esportivos.
Desenvolvimento sustentável: apoio ao empreendedorismo
A gestão inaugurou a Casa da Farinha no ramal do Brasileirinho, lançou o Plano Municipal de Arborização e certificou cerca de 200 empreendedores através do programa “Salto Aceleradora”. Manaus também se candidatou ao Selo Cidade Criativa da Gastronomia da Unesco.
Cultura local: incentivo às tradições
Com investimentos superiores a R$1 milhão, a administração apoiou diversas manifestações culturais como escolas de samba, blocos carnavalescos e bandas locais. Iniciativas como o “Cine Aldeia” foram lançadas junto ao cadastro Único dos Artistas; além disso, o Mirante Lúcia Almeida se tornou um importante polo cultural na cidade.
Inclusão social: cidadania ativa
A prefeitura inaugurou o Cras União juntamente com o restaurante Prato do Povo na Panair; reformas em trinta moradias também foram realizadas. Mil famílias receberam títulos definitivos das suas propriedades enquanto ações voltadas para comunidades indígenas continuam sendo implementadas.
Limpeza urbana: preservação ambiental
Com medidas como a eliminação das lixeiras irregulares (200), dragagem dos igarapés e fortalecimento da coleta agendada, Manaus avançou significativamente nas questões ambientais relacionadas à limpeza urbana.
Segurança pública: presença nas ruas aumentada
A nomeação recente de 226 novos guardas municipais fortaleceu as ações voltadas à segurança pública na cidade; houve ainda transferência do Núcleo Operacional da Guarda para Ponta Negra junto com investimentos focados na capacitação dos profissionais envolvidos.
Gestão digital: valorização do servidor público
Ferramentas digitais como “manaus Atende Digital” facilitaram diversos serviços públicos enquanto servidores tiveram sua recomposição salarial garantida juntamente com unificação das bases dados administrativas.
O trânsito já foi normalizado após as intervenções realizadas pela prefeitura; contudo moradores pedem por mais sinalização visando evitar futuras tragédias nas vias urbanas.
Acompanhe as atualizações desta matéria assim como outras reportagens relevantes no portal Notícias do Amazonas para estar sempre bem informado sobre as notícias em manaus e região!