Na data em que se celebra o Dia Mundial de conscientização sobre o Autismo, a Escola Estadual Bom Pastor, situada no bairro crespo, na Zona Sul de Manaus, promoveu uma palestra enriquecedora.O evento contou com a presença de especialistas, pais e alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Essential e teve como objetivo destacar a importância da inclusão e disseminação de informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A diretora Natacha Caroline enfatizou que este é o terceiro ano consecutivo em que a escola realiza essa iniciativa. Durante as palestras, especialistas abordaram questões relevantes sobre autismo, esclarecendo dúvidas dos pais e compartilhando experiências. Atualmente, mais de 20 alunos com diagnóstico formal de autismo estão integrados à unidade escolar, além de outros dez que estão passando por avaliação.Natacha também ressaltou que a inclusão é um esforço coletivo da equipe pedagógica.”O acolhimento às crianças e suas famílias é fundamental para mostrar que a escola faz parte desse processo educativo”, afirmou.
Os profissionais convidados para o evento foram os psicólogos Fernando ferreira e Thiago Aguiar. Eles discutiram não apenas os diagnósticos relacionados ao autismo mas também como criar um ambiente acolhedor tanto para as crianças quanto para seus familiares. Os alunos aprenderam sobre empatia e respeito às diferenças dentro da sala de aula.
Integração entre Alunos
O professor Renato Reis foi um dos idealizadores do evento e trabalha diretamente com os alunos do 5º ano. Ele observou uma necessidade crescente por integração entre todos os estudantes através da adoção de novos hábitos inclusivos; por exemplo, substituindo aplausos pelo gesto de balançar as mãos.
“A aceitação das crianças é surpreendente; elas não têm noções pré-concebidas sobre exclusão”, destacou Renato.
Helen Rodrigues, mãe da aluna Lívia do 5º ano, expressou sua satisfação com o trabalho realizado pela escola: “A dedicação dos professores tem sido essencial para o bem-estar da minha filha”.Ela ainda comentou sobre como Lívia se sentiu feliz em participar ativamente deste evento inclusivo.
as atividades realizadas na Escola estadual Bom Pastor são um passo importante na conscientização social acerca do autismo em Manaus. Através dessas iniciativas educativas, busca-se promover uma sociedade mais inclusiva onde todos possam conviver harmoniosamente.
acompanhe as atualizações desta matéria e outras reportagens relevantes no Portal notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!