O governador Wilson Lima inaugurou, nesta segunda-feira (24), a Base Fluvial Arpão 3, uma nova estrutura destinada ao fortalecimento do combate a crimes como narcotráfico, roubos e biopirataria no rio Solimões. Com um investimento de R$ 10,5 milhões proveniente do programa Amazonas Mais Seguro, a base está equipada com tecnologia avançada que inclui lanchas blindadas e armamento pesado.
Durante a cerimônia de inauguração, o governador enfatizou: “Nenhuma embarcação suspeita passa sem ser abordada”. Ele destacou os avanços significativos no combate ao crime na região: “Implementamos lanchas blindadas e binóculos noturnos que resultaram em recordes de apreensão de drogas e na redução dos homicídios”. A nova base contará com uma equipe composta por 60 servidores das diversas forças de segurança pública,incluindo Polícia Militar,Civil e Bombeiros,além do apoio da Marinha e da Força Nacional.
A Base Arpão 3 está localizada em Manaus e possui uma infraestrutura completa para operações integradas. Entre as instalações disponíveis estão:
- Salas para cartório e laboratório criminal
- Gabinetes destinados a delegados e comandantes
- Academia, lavanderia, cozinha e alojamento
- Espaço dedicado para cães policiais com monitoramento 24 horas
Desde o início deste ano de 2024, as bases fluviais já apreenderam impressionantes 43 toneladas de drogas.desde sua criação em 2020 até agora, as bases fluviais do Amazonas — Arpão 1 e 2, Tiradentes e Paulo Pinto Nery — resultaram em:
- Apreensão total de 14 toneladas de drogas (70% desse total na Região Norte)
- 308 prisões realizadas
- Confisco de 122 armas
- Um prejuízo estimado em R$ 3 bilhões ao crime organizado
As operações se concentram nas fronteiras fluviais mais críticas da região:
- Arpão 1: Coari e áreas adjacentes
- Arpão 2: Rio Negro (Barcelos, Novo Airão)
- Tiradentes: alto Solimões e Japurá
- Paulo Pinto Nery: Itacoatiara até o rio Madeira
O secretário Vinicius Almeida ressaltou durante a inauguração que “cada droga apreendida significa vidas salvas”. O evento contou com a presença significativa dos líderes do legislativo local assim como prefeitos da região.
Os dados sobre o combate ao narcotráfico são alarmantes mas revelam progresso:
- Em 2016, foram apreendidas apenas 5.6 toneladas.
- Em contraste com os números atuais para 2024, onde já se contabiliza um salto para 43 toneladas (incluindo maconha e cocaína).
além disso houve um aumento superior a 11% nas apreensões de armas este ano.
A operação Fronteira Mais Segura tem ampliado o patrulhamento nas rotas fluviais estratégicas garantindo maior controle sobre essas áreas vulneráveis.
O governo estadual planeja não apenas reforçar as bases existentes mas também expandir sua presença em regiões críticas visando combater crimes ambientais além do tráfico interestadual.
Acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas и fique sempre bem informado com as notícias de Manaus и região!