quinta-feira, janeiro 1, 2026
InícioAmazonasPolíticaNotícias do Amazonas - Lula enfrenta desafios em ano eleitoral decisivo de...

Notícias do Amazonas – Lula enfrenta desafios em ano eleitoral decisivo de 2026

O ano de 2026 inicia com desafios para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que confirmou sua intenção de disputar o quarto mandato em outubro. Com um calendário apertado, o governo precisa acelerar entregas e aprovar projetos no Parlamento, onde a articulação política ainda apresenta fragilidades para fortalecer a relação com o Executivo. Entre as prioridades estão pautas como segurança pública, mudanças na legislação trabalhista e programas sociais que buscam ampliar apoio popular.

Desafios políticos e articulação no Congresso

Nos últimos meses, as relações entre o Executivo e o Legislativo foram marcadas por tensões, especialmente com Davi Alcolumbre (união-AP), presidente do Senado. O motivo principal foi a indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). A escolha não agradou ao senador e ainda depende de aprovação na comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e no plenário do Senado.

Segurança pública como prioridade legislativa

Paralelamente às negociações políticas delicadas, Lula enfrenta a missão de convencer parlamentares a aprovarem uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que amplia os poderes da União para atuar na segurança pública. Para reforçar essa agenda, integrantes do governo indicaram que pode ser recriada a pasta da Segurança Pública.

Além disso, está em pauta o Projeto de Lei Antifacção, que voltou à Câmara após alterações feitas pelo Senado. O texto propõe endurecer regras sobre progressão penal e determina que líderes de facções criminosas cumpram pena obrigatoriamente em presídios federais de segurança máxima.

reformas trabalhistas e temas sociais

Outro ponto importante é a proposta para acabar com a escala 6×1 – regime em que trabalhadores atuam seis dias seguidos com apenas um dia livre – tema abordado por Lula em discurso nacional na véspera do Natal. Segundo ele: “Não é justo que uma pessoa trabalhe duro durante seis dias tendo apenas um dia para descansar sem redução salarial”. Essa medida faz parte das bandeiras da campanha pela reeleição.

Projetos populares como base eleitoral

A campanha também se apoia em conquistas recentes como isenção do Imposto de Renda para quem ganha até cinco mil reais mensais e o programa Pé de Meia – benefício mensal destinado aos estudantes do ensino médio. Outras iniciativas voltadas à classe média incluem facilitação do crédito consignado para trabalhadores sob regime CLT e ampliação dos limites no programa Minha Casa Minha vida.

Investimentos estruturantes aceleram entregas até 2026

O governo aposta fortemente nas obras públicas como vitrines eleitorais importantes. O Novo PAC relançado em 2023 prevê investimentos totais próximos a R$ 1,7 trilhão até 2026 envolvendo recursos públicos e privados nas áreas infraestrutura, habitação popular, mobilidade urbana, energia renovável e saneamento básico.

A estratégia oficial é acelerar inaugurações já contratadas especialmente nos setores rodoviário ferroviário portuário além das moradias populares; também são priorizadas obras voltadas à prevenção contra desastres climáticos.

Lula destacou recentemente: “O ano será marcado por muitas entregas; queremos colher os frutos plantados nestes três anos”, reforçando compromisso dos ministros com resultados concretos antes das eleições presidenciais deste ano.


Acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!

ARTIGOS RELACIONADOS

Mais populares