O Ministério da Saúde instalou, na quinta-feira (15), um Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) para coordenar as ações de combate à mpox no Brasil. A doença foi declarada como emergência em saúde pública de importância internacional pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo dados do ministério, desde 2023 o país mantém estabilidade no número de casos registrados.Centro de Operações e Vigilância Prioritária
Desde a primeira emergência relacionada à mpox, entre 2022 e 2023, a vigilância sobre a doença tem sido uma prioridade para o ministério da Saúde. A pasta acompanha atentamente os desdobramentos globais e as informações fornecidas pela OMS e outras entidades internacionais.Com base nesse monitoramento constante, já foram iniciadas atualizações nas recomendações e no plano nacional de contingência para enfrentar a mpox.Casos Confirmados e Óbitos Registrados
Em 2024, foram notificados 709 casos confirmados ou prováveis da doença no Brasil. Esse número é considerado “significativamente menor” pelo ministério quando comparado aos mais de 10 mil registros feitos durante o pico da primeira emergência em 2022. Desde então, o país contabilizou um total de 16 mortes relacionadas à mpox, sendo a última registrada em abril do ano passado.
Vacinação contra Mpox
A vacinação contra a mpox começou em 2023 durante a primeira emergência global declarada pela OMS. O imunizante utilizado teve aprovação provisória pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e foi direcionado inicialmente às pessoas com maior risco para formas graves da doença. Até o momento, mais de 29 mil doses já foram aplicadas em todo o território nacional.
Conclusão
O fortalecimento das ações coordenadas pelo COE reforça o compromisso do governo brasileiro com o controle da mpox no país. É fundamental que toda população continue atenta às orientações oficiais para evitar novos surtos.
Acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!
