Nesta semana, o Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), está realizando a entrega de mais de 90 toneladas de produtos regionais para as escolas da rede estadual. Os alimentos foram adquiridos diretamente de cerca de 60 produtores rurais e 15 associações credenciadas no Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme), em parceria com a Secretaria de estado de Educação e Desporto do Amazonas. Essa ação beneficia estudantes em diversos municípios,promovendo a agricultura familiar e hábitos alimentares saudáveis.
Entrega dos Produtos Regionais às Escolas
A iniciativa contempla mais de 12 tipos diferentes de gêneros alimentícios provenientes da agricultura familiar, oriundos dos municípios amazonenses como Iranduba, Manacapuru, Presidente Figueiredo, Novo airão, Itacoatiara, Borba, Rio Preto da Eva, Anamã e Manaus. Entre os produtos entregues estão filé de pirarucu, farinha de tapioca, bananas, macaxeira, cheiro-verde, pimenta-de-cheiro, além das frutas como abóbora, mamão e melancia.
Importância para os Produtores Rurais
Maria Martins de Seixas é uma das produtoras beneficiadas pelo programa. Moradora da comunidade Jardim do Éden na Costa do Ajaratuba III em Manacapuru, ela forneceu três toneladas de abóbora, mil e quinhentas toneladas (nota: provavelmente erro no original; corrigido para “mil e quinhentos quilos”)de macaxeira in natura e uma tonelada de mamão. Maria destacou que o contrato com a ADS tem sido essential após um período difícil marcado pela estiagem que afetou sua produção no ano anterior.
Controle Rigoroso na Qualidade dos Alimentos
A coordenadora do Preme, Jaqueline Azevedo ressalta que todos os produtos passam por um criterioso controle antes da distribuição às escolas estaduais.Esse processo garante a segurança alimentar dos estudantes atendidos pelo programa. Segundo Jaqueline: “Nossa missão é entregar sempre alimentos com qualidade superior para beneficiar os alunos”.
Objetivos do Programa Preme
O Programa Regionalização da Merenda Escolar busca incentivar o consumo consciente nas escolas ao promover hábitos alimentares saudáveis entre os estudantes. Além disso valoriza a produção local ao fortalecer agricultores familiares na cadeia produtiva regional.
Alcance Social e Geográfico do Programa
Em 2024 foram credenciados no Preme um total aproximado 889 participantes entre produtores rurais individuais , associações , cooperativas ou agroindústrias . O programa atende atualmente escolas em 38 municípios amazonenses oferecendo até 33 gêneros alimentícios diferentes nos cardápios escolares.
A iniciativa reforça o compromisso estadual com o desenvolvimento sustentável regional aliado à educação nutricional nas escolas públicas estaduais.
Acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!
