A rede 5G completa dois anos de operação no Brasil neste sábado (6), com cobertura que supera as metas estabelecidas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Atualmente, a tecnologia está disponível para 27,9 milhões de usuários em 589 municípios, consolidando-se como uma das principais inovações em conectividade do país.
expansão acelerada da rede 5G no Brasil
Desde o início dos investimentos em 2021, as operadoras aplicaram cerca de R$ 116 bilhões para viabilizar a infraestrutura necessária ao funcionamento do 5G. Por utilizar frequências mais altas,essa tecnologia demanda antenas menores e em maior quantidade – entre cinco e dez vezes mais que o amazonas/” title=”Wilson Lima destina R$ 1,7 milhão em subvenção econômica para manejo do pirarucu no …”>necessário para o 4G. Essa característica permite uma melhor qualidade e velocidade na transmissão dos dados.
Segundo a Conexis Brasil Digital, entidade que representa as empresas do setor de telecomunicações e conectividade, as prestadoras não só cumpriram as metas previstas para este ano como também anteciparam mais de 70% das obrigações previstas para 2025. Hoje, todas as cidades brasileiras com população superior a meio milhão contam com pelo menos uma operadora oferecendo serviço via rede 5G.
Crescimento mensal da base de usuários
No mesmo período do ano passado, pouco mais de dez milhões de pessoas tinham acesso ao serviço em apenas 150 cidades. Desde então, foram habilitadas mensalmente mais de um milhão novas linhas compatíveis com a tecnologia. A expectativa é que até julho de 2030, o sinal esteja presente em todas as cidades brasileiras e alcance 75% das áreas rurais.
Metas regulatórias e desafios enfrentados
O edital da Anatel referente ao leilão do espectro impõe prazos rigorosos: até julho de 2025, todas as cidades acima dos 500 mil habitantes devem ter cobertura; já aquelas com população superior a 200 mil habitantes precisam estar atendidas até julho do ano seguinte. Apesar desse avanço expressivo na expansão da rede, existem obstáculos importantes.
Legislação municipal desatualizada
Um dos principais entraves apontados pela Conexis Digital Brasil são legislações municipais defasadas relacionadas à instalação das antenas necessárias à ampliação da cobertura. de acordo com levantamento realizado pelo projeto Conecte 5G – iniciativa das prestadoras associadas – apenas 501 municípios brasileiros possuem leis alinhadas à Lei Geral das Antenas, representando menos que 10% dos municípios no país.
As operadoras solicitam regras claras e processos administrativos ágeis para licenciamento dessas estruturas visando manter o ritmo acelerado da expansão tecnológica sem comprometer prazos ou qualidade do serviço oferecido aos usuários.
Características técnicas e vantagens do 5G
A principal inovação técnica dessa geração é o uso predominante das chamadas antenas pequenas ou small cells. Diferentemente das torres tradicionais usadas nas redes anteriores, essas antenas podem ser instaladas discretamente na fachada predial ou fixadas em postes urbanos como semáforos sem causar impacto visual significativo nas cidades.
por operar em frequências elevadas com comprimento menor de onda, essa configuração exige maior densidade dessas pequenas antenas espalhadas pelas áreas urbanas para garantir estabilidade no sinal e alta velocidade na conexão móvel.
A rápida evolução da rede demonstra um compromisso sólido entre governo regulador e setor privado na implementação dessa nova fase tecnológica no país. Para acompanhar os próximos passos dessa transformação digital fundamental ao desenvolvimento regional especialmente nas regiões Norte como Amazonas,
Acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!
