O músico e compositor Sérgio Mendes faleceu na quinta-feira, dia 5, aos 83 anos, em Los Angeles, Estados Unidos. A confirmação foi feita pela assessoria do artista por meio de uma nota oficial assinada por sua família. Mendes morreu de forma tranquila ao lado da esposa e parceira musical dos últimos 54 anos, Gracinha Leporace Mendes, além dos filhos.Nos meses anteriores ao falecimento, ele enfrentou complicações relacionadas à covid longa.
Carreira e legado de Sérgio Mendes
Sérgio Mendes foi um dos grandes nomes da bossa nova e deixou um legado importante na música brasileira.Ao longo de seis décadas dedicadas à carreira artística, lançou 35 álbuns que conquistaram reconhecimento internacional. Entre suas conquistas estão três prêmios Grammy e uma indicação ao Oscar em 2012 pela canção Real in Rio, tema do filme de animação Rio.
Últimas apresentações
Segundo a família do músico, seus últimos shows aconteceram em novembro de 2023 nas cidades europeias Paris, Londres e Barcelona. As apresentações tiveram ingressos esgotados e foram marcadas pelo sucesso junto ao público.
Homenagens recebidas
O amigo pessoal Herb Alpert prestou homenagem a Sérgio Mendes nas redes sociais chamando-o de “irmão de outro país”. Alpert destacou o talento excepcional do músico brasileiro que levou a música nacional para o mundo com elegância e alegria em todas as suas variações.
Detalhes sobre velório e sepultamento
A família informou que está processando a perda com muita emoção e prometeu divulgar informações sobre o velório e sepultamento nos próximos dias.
Saúde nos últimos meses
De acordo com a nota oficial divulgada pela assessoria do artista, Sérgio Mendes enfrentava problemas decorrentes da covid longa nos meses anteriores à sua morte. Apesar das dificuldades físicas recentes, ele permaneceu próximo aos familiares até seu último momento.
Acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!
