A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (semsa), realizou no sábado (29) o “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2025. Durante oito horas seguidas, 19 unidades de saúde estiveram mobilizadas para ampliar o acesso ao imunizante contra o vírus da gripe para os grupos prioritários. até meio-dia, foram aplicadas 1.455 doses, totalizando 113.018 vacinas desde o início da campanha em 3 de novembro.
Campanha Nacional contra a Influenza em Manaus
A mobilização das unidades de saúde no “Dia D” reforça o compromisso da Prefeitura com a prevenção e proteção dos grupos mais vulneráveis à influenza. Segundo Marinélia Ferreira, diretora da Vigilância Epidemiológica, Ambiental, Zoonoses e Saúde do Trabalhador (Dvae/semsa), os números parciais são animadores e indicam uma boa adesão à vacinação.
Continuidade e horários ampliados
Ferreira destacou que ainda não foi contabilizado todo o movimento do dia especial,mas ressaltou que a campanha segue até 28 de fevereiro de 2026. “Os grupos prioritários ainda podem e precisam se vacinar”, afirmou ela. Para facilitar esse acesso, algumas unidades funcionam em turno noturno.
Depoimentos sobre compromisso com a vacinação
O empresário Edilson Santos, aos 67 anos, exemplificou essa responsabilidade ao priorizar sua imunização no sábado: “Primeiro as obrigações; depois vem o lazer”. Ele aproveitou que seu filho estava disponível para ser levado até uma unidade durante um dia sem trabalho.
Da mesma forma comprometida está vanessa Marques que levou sua filha Gabrielly Marques, com seis meses de idade, para atualizar a caderneta vacinal: “Essa doença não é fácil e precisamos garantir que as crianças estejam protegidas”, explicou.
Grupos prioritários na vacinação
além das crianças entre seis meses e cinco anos, gestantes e idosos acima dos 60 anos também têm prioridade na campanha. Outros públicos contemplados incluem mulheres até 45 dias após parto (puérperas), povos indígenas quilombolas; pessoas em situação de rua; trabalhadores da saúde; professores do ensino básico e superior; pessoas com deficiência permanente ou comorbidades; caminhoneiros; profissionais das Forças Armadas; forças de segurança pública; trabalhadores do transporte coletivo urbano ou intermunicipal; portuários; funcionários dos Correios; adolescentes sob medidas socioeducativas menores de idade; população privada de liberdade maior ou igual a 18 anos e servidores do sistema prisional.
Locais disponíveis para vacinação
O imunobiológico está disponível em mais de 160 salas espalhadas pela cidade nas unidades gerenciadas pela Semsa. O atendimento ocorre nos horários regulares das 8h às 17h, além dos postos com horário ampliado funcionando entre 7h às 19h ou até às 20h, facilitando assim o acesso à vacina por diferentes perfis populacionais.
metas estabelecidas pela campanha
Em Manaus são esperadas cerca de 439 mil pessoas para receberem a vacina contra influenza nesta temporada: desse total estão incluídas aproximadamente 186 mil crianças, mais 25 mil gestantes e cerca 227 mil idosos, representando quase noventa por cento desses três grupos prioritários estimados na capital amazonense. Para os demais públicos contemplados pela ação preventiva há previsão para vacinar aproximadamente outras 306 mil pessoas.
A participação ativa no combate à gripe é basic neste momento epidemiológico atual em Manaus. A Secretaria Municipal reforça que todos os cidadãos enquadrados nos critérios devem procurar as salas disponíveis nas suas regiões enquanto houver doses disponíveis dentro do prazo estipulado pelo Ministério da Saúde.Acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!
