segunda-feira, dezembro 1, 2025
InícioAmazonasEsporteNotícias do Amazonas - Falece James Earl Jones, a icônica voz de...

Notícias do Amazonas – Falece James Earl Jones, a icônica voz de Darth Vader

Morreu, nesta terça-feira (10), aos 93 anos, o ator norte-americano James Earl Jones, conhecido por sua voz grave e profunda que marcou gerações. Ele ficou eternizado como a voz do vilão Darth Vader na franquia Star Wars e também foi reconhecido por dar vida ao leão Mufasa na animação clássica O Rei Leão,de 1994. O falecimento foi confirmado pelo agente Barry McPherson à agência Reuters. Jones sofria de diabetes há vários anos e morreu em casa, cercado pela família.A causa oficial da morte não foi divulgada.

Carreira marcante e superação

James Earl Jones enfrentou desde cedo uma gagueira severa que chegou a fazê-lo parar de falar por um longo período. Em entrevista, ele revelou que “uma das coisas mais difíceis na vida é ter palavras no coração que você não pode pronunciar”. Durante cerca de dez anos permaneceu em silêncio até ser ajudado por um professor do ensino médio que o incentivou a recitar poemas em sala de aula. Esse apoio foi fundamental para controlar seu problema na fala e despertou seu interesse pela atuação.

O início da trajetória artística aconteceu no teatro, onde conquistou destaque com o papel principal na peça The Great White Hope (A grande Esperança Branca). Na obra teatral, interpretava um personagem inspirado no boxeador negro Jack Johnson, campeão dos pesos pesados. A peça abordava questões raciais sob a perspectiva do mundo do boxe e recebeu elogios da crítica graças à performance impactante de Jones.

Principais papéis no cinema e televisão

Além dos icônicos personagens em Star Wars e O Rei Leão – franquias iniciadas respectivamente em 1977 e 1994 – James Earl Jones também ganhou reconhecimento no Brasil pelo papel do Rei jaffe em Um Príncipe em Nova Iorque (1988), onde interpretava o pai do personagem Akeem vivido por Eddie Murphy. Sua filmografia inclui ainda títulos como Conan, O Bárbaro (1982), O Campo dos sonhos (1989) e Caçada ao outubro Vermelho (1990).

Com quase 200 trabalhos realizados para televisão ao longo da carreira, seus últimos papéis foram justamente nas continuações das franquias emblemáticas para ele: retornou à voz de Mufasa em uma versão mais realista d’O Rei Leão lançada em 2019; reprisou o papel do rei Jaffe na sequência Um Príncipe em Nova Iorque 2 (2021); além de emprestar sua voz pela última vez a Darth Vader na minissérie Obi-Wan Kenobi derivada da saga Star Wars.Legado inesquecível

James Earl jones deixa um legado inestimável marcado pela força única da sua voz inconfundível que atravessou gerações nas telas grandes e pequenas. Sua trajetória é exemplo claro de superação pessoal aliada ao talento artístico reconhecido mundialmente.

Acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!

ARTIGOS RELACIONADOS

Mais populares