sábado, novembro 29, 2025
InícioAmazonasEconomiaReceita Federal libera restituições para 249 mil contribuintes na malha fina

Receita Federal libera restituições para 249 mil contribuintes na malha fina

Cerca de 249 mil contribuintes que tiveram pendências na malha fina e regularizaram suas situações com a Receita Federal receberão restituições nesta sexta-feira (28).O pagamento corresponde ao lote da malha fina de novembro, que também inclui valores residuais de anos anteriores.Ao todo, serão destinados R$ 494,09 milhões para 214.310 contribuintes, sendo que R$ 296,95 milhões desse montante são para quem possui prioridade no reembolso.

Receita Federal libera lote da malha fina em novembro

O lote contempla principalmente os contribuintes que tiveram suas declarações retificadas e saíram da malha fina após ajustes. Entre os beneficiados com prioridade estão aqueles que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via Pix. Também têm preferência pessoas entre 60 e 79 anos; profissionais cuja principal fonte de renda seja o magistério; indivíduos com deficiência física ou mental ou doença grave; além dos contribuintes acima dos 80 anos.

Prioridade no pagamento e público sem prioridade

Entre os contemplados com prioridade estão 138.164 contribuintes enquadrados nos critérios mencionados. Além deles, a Receita pagará restituição para 30.867 pessoas sem prioridade, mas que regularizaram sua situação fiscal.

Consulta à restituição disponível desde o dia 21

Os interessados podem consultar se terão direito à restituição desde o dia 21 na página oficial da Receita Federal na internet. Para isso,basta acessar “Meu Imposto de Renda” e clicar em “Consultar a Restituição”. A consulta também está disponível pelo aplicativo da Receita para tablets e smartphones.

Formas de pagamento das restituições

O crédito será realizado diretamente na conta bancária informada na declaração do Imposto de Renda ou pela chave Pix do tipo CPF cadastrada pelo contribuinte.Caso não conste na lista divulgada pela Receita, é possível verificar pendências acessando o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para emitir um extrato da declaração.

Procedimentos em caso de problemas no depósito

Se houver algum problema no depósito – como conta desativada – o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O contribuinte poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária própria por meio do Portal BB ou entrando em contato com a Central de Relacionamento pelos telefones indicados:

  • Capitais: 4004-0001
  • Demais localidades: 0800-729-0001
  • Telefone exclusivo para deficientes auditivos: 0800-729-0088

Solicitação após prazo limite

Caso não realize o resgate dentro desse período, será necessário solicitar a devolução pelo Portal e-CAC acessando “Declarações e Demonstrativos”, depois “meu Imposto de Renda” e selecionando “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Conclusão

A liberação deste lote representa uma oportunidade importante para quem teve problemas fiscais corrigidos junto ao Fisco acertar as contas rapidamente neste fim de ano. Para acompanhar todas as atualizações sobre este tema e outras notícias relevantes sobre Manaus e região,

Acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!

ARTIGOS RELACIONADOS

Mais populares