domingo, novembro 23, 2025
InícioAmazonasPolíticaLula destaca multilateralismo e avanços da COP30 após G20 na África do...

Lula destaca multilateralismo e avanços da COP30 após G20 na África do Sul

Presidente brasileiro faz balanço da cúpula do G20, celebra resultado da COP30 e anuncia assinatura do acordo Mercosul-União Europeia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez, neste domingo (23), em Joanesburgo, um balanço de sua participação na Cúpula do G20, na África do Sul, defendendo o multilateralismo como caminho para solucionar problemas globais. Entre os temas discutidos estiveram redução de desigualdades, segurança alimentar, inteligência artificial, transição energética, minerais críticos e trabalho decente.

Durante conversa com jornalistas, Lula também celebrou os resultados da COP30, concluída no sábado (22), em Belém (PA), com um texto final homologado por consenso entre as 195 partes e o anúncio de novas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) por 122 países.

“Se alguém imaginou que poderia enfraquecer o multilateralismo, esses eventos, tanto da COP quanto do G20, demonstram que ele está mais do que vivo”, afirmou Lula. Ele também comentou sobre a geopolítica no Caribe e a assinatura do acordo Mercosul-União Europeia, prevista para dezembro.

Participação no G20 e encontros bilaterais

Lula teve espaço de fala em três sessões formais do G20, realizou encontros bilaterais com líderes da Alemanha, África do Sul, Turquia, Coreia do Sul, Canadá e Etiópia, além do diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, e participou do Fórum de Diálogo Índia-Brasil-África do Sul (IBAS). Da África do Sul, ele segue para Moçambique.

Três megaeventos no Brasil

“Nestes últimos 15 meses, o Brasil organizou três fóruns extremamente importantes: G20 e BRICS no Rio de Janeiro e COP30 em Belém. Todos foram de muito sucesso e reforçam o multilateralismo”, disse o presidente.

Resultados da COP30

Lula destacou o sucesso da cúpula em Belém e comentou sobre o “Mapa do Caminho” para reduzir o uso de combustíveis fósseis, afirmando que o Brasil já introduziu 15% de biodiesel no óleo diesel e 30% de etanol na gasolina.

“Outros países, como os africanos, podem se tornar grandes produtores dessa matéria-prima para exportação. É possível”, afirmou.

Ausência de líderes no G20

O presidente comentou sobre a falta de alguns líderes, como Xi Jinping e Donald Trump, afirmando que o G20 continua sendo um fórum decisório relevante, independentemente da presença de algumas economias.

Preocupação com presença militar dos EUA no Caribe

Lula afirmou que a presença militar norte-americana na região preocupa o Brasil, que se considera uma zona de paz, e destacou a necessidade de buscar soluções antes que conflitos se iniciem.

Acordo Mercosul-União Europeia

O presidente anunciou que o acordo será assinado em 20 de dezembro, envolvendo 722 milhões de habitantes e 22 trilhões de dólares de PIB, classificando-o como possivelmente o maior acordo comercial do mundo.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

COP30 em Belém se estende sem acordo sobre combustíveis fósseis

ARTIGOS RELACIONADOS

Mais populares