terça-feira, novembro 18, 2025
InícioManausEUA reforçam presença militar no Caribe com caças “stealth”

EUA reforçam presença militar no Caribe com caças “stealth”

Cinco caças “stealth” aterrissam em Porto Rico enquanto EUA intensificam presença militar no Caribe

Cinco aviões F-35 dos Estados Unidos aterrissaram em Porto Rico no sábado (13), após o presidente Donald Trump ordenar que 10 caças “stealth” se unissem a uma formação militar no Caribe para combater cartéis de drogas em meio às crescentes tensões com a Venezuela.

Os F-35 pousaram na antiga base militar de Roosevelt Roads, em Ceiba, Porto Rico, e foram registrados por Ricky Arduengo, fotógrafo contratado pela Reuters. Nos últimos dias, helicópteros, aviões Osprey, outras aeronaves de transporte e pessoal militar dos EUA também foram vistos na base.

Visita de autoridades americanas e postura oficial

A chegada dos caças ocorre após uma visita surpresa do Secretário de Defesa, Pete Hegseth, e do general Dan Caine, militar de mais alta patente das forças armadas, a Porto Rico nesta semana.

Perguntado sobre o movimento de aeronaves, um porta-voz do Pentágono afirmou: “Não temos mudanças na postura para anunciar no momento.”

Fontes disseram à Reuters que o governo Trump ordenou a implantação de 10 F-35 na região para operações contra cartéis de drogas, sem intenção de mudança de regime na Venezuela, segundo declarações do presidente na semana passada.

Incidentes recentes envolvendo os EUA e a Venezuela

Na semana passada, os militares dos EUA mataram 11 pessoas em um ataque a uma embarcação venezuelana supostamente transportando narcóticos, a primeira operação desde o destacamento de navios de guerra no sul do Caribe. A Venezuela afirmou que nenhuma das vítimas eram traficantes.

No sábado (13), o governo venezuelano anunciou que um destróier dos EUA interceptou e ocupou um barco de pesca de atum venezuelano por oito horas na Zona Econômica Especial. O regime Maduro descreveu a ação como ilegal e hostil, afirmando que o barco era tripulado por nove pescadores “humildes” e era “inofensivo”.

As autoridades dos EUA não responderam a pedidos de comentário sobre o incidente.

Capacidade dos F-35

Os F-35 são caças “stealth”, projetados para evitar a detecção por radares e outros sistemas inimigos. São altamente avançados e considerados eficazes em qualquer confronto contra a força aérea venezuelana, que inclui aeronaves F-16.

*Com informações da CNN

Leia mais:

Médico brasileiro tem visto cancelado após comemorar assassinato de Charlie Kirk

ARTIGOS RELACIONADOS

Mais populares