Projeto da SES-AM sobre organização das equipes da Atenção Primária recebe destaque do Ministério da Saúde e amazonas-honda-investira-r-16-bi-na-zfm-para-expandir-producao-ate-2029/” title=”Notícias do … – Honda investirá R$ 1,6 bi na ZFM … expandir produção até 2029″>evidencia avanços no para-atletico-x-manaus-na-copa-do-brasil-saiba-onde-encontrar/” title=”Ingressos … Atlético x Manaus na Copa do Brasil: Saiba Onde Encontrar!”>planejamento do SUS no estado
A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas garantiu o primeiro lugar na Mostra Nacional de Planejamento e Dimensionamento da Força de Trabalho em Saúde, promovida pelo Ministério da Saúde, em Brasília. O reconhecimento foi concedido ao trabalho desenvolvido pela equipe técnica da SES-AM, que apresentou um estudo voltado ao aprimoramento da distribuição e da organização dos profissionais que atuam na Atenção Primária no Distrito Oeste de Manaus.
O projeto premiado também recebeu Menção Honrosa na categoria Pôster. A iniciativa propôs estratégias para melhorar a composição das equipes, ampliar a eficiência dos atendimentos e alinhar a atuação dos servidores às demandas específicas da população atendida na área. A proposta foi construída conjuntamente por servidores da SES-AM e contou com a colaboração do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e da Escola de Saúde Pública da Secretaria Municipal de Saúde (Esap/Semsa).
A análise realizada pela equipe considerou aspectos sociais, demográficos e epidemiológicos do Distrito Oeste (Disa Oeste), apresentando sugestões para otimizar a alocação dos profissionais e reorganizar fluxos de trabalho. O estudo também reforça a importância do planejamento técnico como ferramenta para qualificação do serviço público.
Para a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, o resultado reafirma a dedicação do Amazonas ao fortalecimento da gestão do trabalho no Sistema Único de Saúde. Segundo ela, uma força de trabalho bem dimensionada reflete diretamente na melhoria da assistência oferecida à população. “O impacto desse planejamento é sentido na ponta, onde o cuidado acontece”, destacou.
A Mostra ocorreu nos dias 13 e 14 de novembro e reuniu especialistas, gestores e profissionais de diversas regiões do Brasil. Ao todo, 128 projetos foram selecionados para apresentação e 16 receberam premiação. Para Fabiana Gurgel, diretora da DEGTS da SES-AM, a conquista reconhece o empenho da equipe e evidencia a relevância do planejamento na Atenção Primária. “É um incentivo para continuarmos aprimorando a gestão do cuidado”, afirmou.
A equipe responsável pelo estudo contou ainda com a participação de Ricardo Elias Duarte Rabello, do Núcleo de Economia da Saúde; Camila Cândida Malta Lemos e Francileide Moreira Lima Bindá, da área de Educação na Saúde e Humanização; além de Danielle Moraes Crispim de Menezes, do Cetam, e Fabiano Corrêa Batista, da Esap/Semsa.
Além do projeto premiado, o Amazonas apresentou outras iniciativas que abordam desafios de planejamento em diferentes realidades, como o dimensionamento das equipes de Atenção Primária nos municípios de Eirunepé e Careiro da Várzea. Também foram mostrados estudos aplicados em unidades da rede estadual, entre eles o trabalho desenvolvido na UTI Pipoca do Hospital da Criança da Zona Oeste e no Alojamento Conjunto Rio Solimões, da Maternidade Ana Braga.
A atuação da comitiva amazonense na mostra reafirma o compromisso do estado em aperfeiçoar a gestão do trabalho em saúde, investir na capacitação profissional e impulsionar práticas inovadoras no SUS.
