A 46ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro) teve início na terça-feira (24), no parque de Exposições Multiuso Eurípedes Ferreira Lins, localizado no KM 2 da BR-174. O evento segue até domingo (29) e oferece ao público diversas opções de aprendizado,oportunidades de negócios,além de entretenimento,divulgação e degustações. Durante seis dias, a feira reúne produtores rurais e visitantes interessados em fortalecer o setor agropecuário local.
Expoagro destaca torneios e valorização dos produtos locais
Entre as atrações da Expoagro estão os torneios de leite,queijo e doce de leite que ocorrem ao longo do evento. Além disso, há apresentações das raças de grandes e pequenos ruminantes. Esses concursos têm como objetivo dar visibilidade aos produtos lácteos regionais, ampliando o mercado para os produtores familiares do Amazonas.
O secretário da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), Daniel Borges, ressalta a importância desses torneios para incentivar os produtores locais: “É fundamental oferecer espaço para que o público conheça a produção regional e que os agricultores sejam motivados a investir cada vez mais em seus derivados do leite”.Ele destaca ainda que os queijos produzidos no Amazonas possuem qualidade comparável aos fabricados em outros estados.
Avaliação técnica dos produtos
Os jurados responsáveis pela escolha dos melhores produtos são treinados e certificados para garantir uma avaliação justa e precisa durante as competições. O concurso também busca auxiliar na melhoria contínua dos queijos produzidos localmente enquanto profissionaliza o corpo avaliador.
Programação detalhada dos torneios
Entre os dias 26 e 28 de setembro serão realizadas as disputas do torneio leiteiro no espaço destinado às áreas animais nos horários das 6h e das 18h. A premiação está marcada para domingo (29), às 10h.
no dia 28 haverá duas competições simultâneas: às 15h na sala de palestras será realizado o torneio do melhor queijo; enquanto na área animal acontece o concurso do melhor doce de leite também às 15h.
Critérios sensoriais nas avaliações
O torneio do doce de leite avalia características sensoriais como consistência, cor, sabor, odor e apresentação – esta última relacionada à embalagem destinada ao consumidor final.
Já no torneio dos queijos, considerado um dos mais concorridos devido à variedade categorias existentes, são analisadas especificidades como aparência visual, cor uniforme ou característica da categoria específica, textura adequada ao tipo produzido, consistência ideal para consumo e paladar equilibrado conforme cada estilo.Cada categoria pode conter subcritérios com pontuações atribuídas individualmente pelos jurados especialistas em análises sensoriais lácteas garantindo rigor técnico nas decisões finais sobre os vencedores.
Reconhecimento nacional aos produtos amazonenses
Os queijos produzidos no Amazonas vêm conquistando destaque em competições nacionais e internacionais graças à qualidade reconhecida por especialistas. Um exemplo é a Queijaria D´Lourdes localizada em Autazes cujo produto recebeu registro oficial por indicação geográfica (IG), reforçando sua autenticidade regional perante mercados maiores.
A Expoagro representa uma importante oportunidade tanto para quem deseja aprender sobre produção agropecuária quanto para aqueles interessados em ampliar seus negócios dentro deste segmento tão relevante para a economia local. A participação ativa nos eventos programados contribui diretamente com o fortalecimento das cadeias produtivas regionais ligadas à pecuária familiar amazonense.
Acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!
