A Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) abriu 210 vagas para aulas gratuitas de jiu-jítsu no projeto Formando Campeões, que integra o Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci). As oportunidades são destinadas a crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos, distribuídas em nove núcleos localizados em diferentes regiões de Manaus. As inscrições devem ser feitas presencialmente nos locais onde as vagas estão disponíveis.
Projeto Formando Campeões amplia acesso ao esporte em Manaus
O projeto Formando Campeões oferece aulas gratuitas de jiu-jítsu para jovens da capital amazonense, com o objetivo de promover inclusão social por meio do esporte. Segundo o secretário da Sedel,Diego Américo,a iniciativa vai além do ensino esportivo: “Ele não apenas ensina o esporte,mas forma cidadãos,fortalecendo valores como disciplina,respeito e superação”.A proposta visa ampliar as oportunidades para que mais crianças tenham acesso a uma atividade que contribui para seu desenvolvimento pessoal.
Núcleos participantes
As vagas estão distribuídas entre os seguintes núcleos: Campo Oswaldo Frota (Nova Cidade), Academy JJ (Cidade Nova), Fight begin (Santa Etelvina), Leandro Top Team (Nossa Senhora de Fátima), Projeto NVT (Novo Aleixo), Team Dênis (Jorge Teixeira), Vila Olímpica de Manaus (Dom Pedro), Academia NGT (Santa Etelvina) e Espaço de Lazer e Convivência Marcos Aurélio do Nascimento (Aparecida).
Distribuição das vagas por região
Na Zona Norte são oferecidas 120 vagas divididas entre cinco núcleos. A Zona Leste conta com 50 vagas em dois núcleos. Já a Zona Centro-Oeste dispõe de 40 vagas na Vila Olímpica, enquanto a Zona Sul oferece outras 40 no Espaço Marcos Aurélio do Nascimento.
Inscrições presenciais exigem documentação completa
Para garantir uma vaga no programa é necessário realizar inscrição presencialmente nos próprios núcleos onde as aulas serão ministradas. Os documentos exigidos incluem RG e CPF tanto do aluno quanto do responsável legal, comprovante atualizado de residência, declaração escolar atualizada e uma foto tamanho 3×4.
qualidade das aulas garantida por profissionais capacitados
As atividades são conduzidas por instrutores qualificados vinculados às academias parceiras ou aos próprios núcleos Pelci. Essa estrutura reforça o compromisso da Sedel em oferecer um ambiente seguro, educativo e propício ao aprendizado esportivo.
Impacto social positivo nas comunidades atendidas
Ao descentralizar as ações esportivas pela cidade com nove polos ativos nas principais zonas urbanas da capital amazonense, o projeto fomenta inclusão social ao facilitar o acesso gratuito à prática esportiva para crianças que muitas vezes não teriam essa oportunidade.
Acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!
