O novo boletim InfoGripe da Fiocruz aponta um aumento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) entre idosos, possivelmente causado pela Covid-19, em alguns estados das regiões Norte e Nordeste do Brasil, como Acre, Pará e Pernambuco. Nas últimas quatro semanas epidemiológicas, a prevalência de Sars-CoV-2 entre os casos positivos foi de 30%, enquanto o índice entre os óbitos chegou a 63%. A análise também indica uma tendência de estabilização ou redução dos casos em estados da região Centro-Sul, com exceção de Minas Gerais e Pernambuco que apresentam sinais de crescimento.
Crescimento da SRAG nas Regiões norte e Nordeste
O boletim destaca que o aumento dos casos graves está concentrado principalmente nos idosos dessas regiões. O Acre, Pará e Pernambuco são os estados onde esse crescimento é mais evidente. Essa elevação está associada à Covid-19, reforçando a necessidade de atenção especial para esses grupos vulneráveis.
Situação em Minas gerais e Pernambuco
Embora a maioria das unidades federativas apresente queda ou interrupção no crescimento dos casos relacionados à Covid-19 e ao rinovírus, Minas Gerais e pernambuco ainda registram aumento nas ocorrências. Isso demonstra que o cenário nacional não é homogêneo e exige monitoramento contínuo para evitar novos surtos.
Redução Nacional dos Casos Graves por Rinovírus
Além da covid-19, o InfoGripe observa uma diminuição significativa nos casos graves causados pelo rinovírus em quase todo o país. Esse vírus afeta principalmente crianças e srag-em-jovens-no-norte-e-nordeste/” title=”Notícias do Amazonas – Rinovírus é o principal causador de … em jovens no Norte e …”>adolescentes até 14 anos. No entanto, Santa Catarina e Pernambuco são exceções onde houve aumento nas ocorrências graves relacionadas ao rinovírus.
Impacto na População Infantil
A redução geral desses casos representa um avanço importante na saúde pública infantil.Ainda assim, as autoridades recomendam atenção redobrada nessas duas unidades federativas para conter possíveis agravamentos futuros.
Recomendações para Prevenção
Tatiana Portella,pesquisadora do Programa de Computação Científica da Fiocruz vinculada ao InfoGripe reforça a importância da vacinação contra a Covid-19 especialmente para grupos considerados vulneráveis como idosos,crianças pequenas e pessoas com comorbidades.
Vacinação Infantil
Portella destaca: “É essential vacinar as crianças pequenas porque elas estão entre os grupos com maior incidência de internações pelo vírus”. Ela incentiva os pais a levarem seus filhos para receberem as doses recomendadas contra a doença.
Uso de Máscaras e Isolamento
Outras medidas preventivas indicadas incluem o uso obrigatório de máscara em ambientes fechados com aglomeração – como postos de saúde – sobretudo nas regiões onde há aumento dos casos graves por SRAG. Em caso do surgimento dos sintomas respiratórios típicos da doença é recomendado permanecer isolado em casa para evitar transmissão; se sair for necessário deve-se usar máscara adequada.
Acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!


