O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou nesta quarta-feira (22), em Brasília, um alerta para chuvas intensas que devem atingir diversas regiões do Brasil ao longo desta semana. A previsão indica volumes elevados de precipitação especialmente no Amazonas e em estados das regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste. As condições meteorológicas apontam para riscos associados a ventos fortes e possíveis transtornos como alagamentos e quedas de energia.
Chuvas volumosas atingem ampla área do país
O alerta emitido pelo Inmet abrange uma extensa faixa territorial que inclui o Amazonas, Rondônia, mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia. Nessas localidades são esperadas chuvas com intensidade entre 30 a 60 milímetros por hora ou acumulados diários entre 50 a 100 milímetros, acompanhadas por ventos que podem variar de 60 a 100 km/h. Essas condições elevam o risco de ocorrências como queda de galhos de árvores,cortes no fornecimento elétrico e alagamentos.Previsão para áreas com menor volume pluviométrico
Além das regiões citadas acima, outras áreas devem registrar precipitações moderadas com volumes estimados entre 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros ao dia, além da presença de ventos intensos que podem alcançar até 60 km/h. Essas pancadas são previstas para o Acre; partes do Amazonas; sul do Pará; Maranhão; Piauí; Tocantins; Bahia; Mato Grosso do Sul; norte paulista; sul mineiro; Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Riscos menores nas regiões litorâneas
A meteorologia também chama atenção para acumulados significativos no litoral sul paulista, litoral paranaense inteiro e litoral norte catarinense. Nesses locais as chuvas deverão variar entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia.Apesar dos volumes expressivos há um baixo risco previsto para alagamentos localizados ou pequenos deslizamentos em áreas vulneráveis dessas cidades.
Zona de Convergência no Nordeste pode aumentar os volumes
Para o trecho leste da Bahia – incluindo o Recôncavo Baiano – estendendo-se até Sergipe, há indicação da formação gradual da Zona de Convergência do Atlântico sul prevista para começar neste sábado (23) e se manter até terça-feira (26).Essa condição poderá resultar em volumes expressivos adicionais na região durante esse período.
Riscos associados às chuvas intensas
As autoridades alertam sobre os perigos relacionados às tempestades previstas: além dos impactos diretos causados pelas fortes precipitações como enchentes urbanas temporárias e deslizamentos pontuais em encostas frágeis há também riscos à infraestrutura elétrica devido aos ventos fortes que acompanham as tempestades.
Conclusão
Diante desse cenário meteorológico adverso é fundamental que moradores das áreas afetadas mantenham-se atentos aos comunicados oficiais das autoridades locais sobre medidas preventivas contra os efeitos das chuvas volumosas previstas pelo Inmet nesta semana.
Acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!
