Foi encerrado às 20h (15h, no horário de Brasília) desta sexta-feira (25), o velório do Papa Francisco, líder da Igreja Católica que faleceu na segunda-feira (21), aos 88 anos. A cerimônia, realizada na Basílica de São Pedro, no Vaticano, durou três dias e reuniu cerca de 250 mil pessoas que prestaram suas últimas homenagens ao pontífice. O caixão utilizado para o velório foi confeccionado em madeira e zinco, conforme previsto no livro litúrgico Ordo Exsequiarum Romani Pontificis.
Velório do papa Francisco
O encerramento do velório ocorreu com o fechamento do caixão do Papa Francisco, marcando o fim das exéquias públicas realizadas em sua homenagem. Durante os três dias de cerimônia na Basílica de São Pedro, fiéis e autoridades tiveram a oportunidade de se despedir pessoalmente do pontífice.
Segundo informações oficiais divulgadas pelo Vaticano, aproximadamente 250 mil pessoas passaram pelo local para prestar seu último adeus a Jorge mario Bergoglio. O uso do caixão especial seguiu as orientações litúrgicas específicas para papas estabelecidas pela Igreja Católica.
Cerimônia fúnebre
A missa das Exéquias está marcada para este sábado (26), às 10h (5h no horário de Brasília). Essa celebração religiosa marca o início do Novendiali – um período de nove dias dedicados ao luto e orações em memória ao papa falecido.
A missa será presidida pelo cardeal giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício, e acontecerá no átrio da Basílica de São Pedro.Após a celebração eucarística serão realizados os ritos solenes da Última commendatio e Valedictio – momentos que simbolizam a despedida oficial das exéquias.
Sepultamento
Após os ritos finais da missa fúnebre,o caixão será novamente conduzido para dentro da Basílica de São Pedro.Posteriormente, seguirá até a Basílica de Santa Maria Maggiore onde ocorrerá o sepultamento definitivo.
O Vaticano informou ainda que um grupo composto por pessoas pobres e necessitadas estará presente nos degraus próximos ao local onde será realizado o enterro como forma simbólica de prestar homenagem final ao pontífice.
Conclusão
O encerramento dos atos públicos relacionados à morte do Papa francisco representa um momento importante tanto para a Igreja Católica quanto para milhões fiéis espalhados pelo mundo.A cerimônia fúnebre deste sábado dará continuidade às homenagens oficiais antes da última despedida definitiva na Basílica Santa Maria Maggiore.
Acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!
