O Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) realizou, pelo terceiro ano consecutivo, o evento Fiocruz Pra Você, em Manaus, no último sábado (18). A ação,que coincidiu com o Dia D da Vacinação,aplicou 485 doses de vacinas em crianças e adultos,integrando a campanha nacional de imunização coordenada pelo Ministério da Saúde. A iniciativa reuniu mais de 500 visitantes na sede da Fiocruz Amazônia,das 8h às 12h,em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa).
Vacinação e parceria com a Semsa
O evento ofereceu pelo menos oito tipos de imunizantes dos calendários infantil e adulto, com o suporte de 11 profissionais da Unidade de Saúde da Família Dr. Luiz Montenegro. Segundo Stefanie Lopes, diretora da Fiocruz Amazônia, a colaboração com a Semsa foi fundamental para realizar a “festa da vacinação” e destacar a importância da ciência e das pesquisas em saúde para a população.
Atividades científicas e educativas
Além da vacinação, o público participou de diversas atividades científicas e lúdicas, como exposições, oficinas e interações sobre saúde e meio ambiente. O evento contou com a participação de 125 voluntários, entre servidores, bolsistas e alunos. Durante a programação, foi lançada a 10ª edição da Fiocruz Amazônia Revista, publicação dedicada à popularização da ciência. Essa ação marcou o início da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que segue até 23 de outubro com atividades em Manaus e Parintins.
Destaques científicos apresentados
- Entomologia médica: o laboratório de Ecologia de Doenças Transmissíveis expôs insetos vetores, como o Aedes aegypti, explicando seus impactos na saúde pública.
- Bactérias fluorescentes: o Núcleo de Inovação Tecnológica apresentou experimentos com bactérias que brilham sob luz especial, despertando o interesse das crianças.
- Educação em higiene: o Núcleo de Bacteriologia do DMAIS utilizou uma caixa escura e reagentes coloridos para demonstrar a importância da lavagem correta das mãos.
- Malária: pesquisadores explicaram o ciclo de vida do parasita causador da doença, reforçando a necessidade da prevenção.
Luciete Almeida, pesquisadora da Fiocruz, ressaltou que “as crianças aprendem brincando” e que mostrar a reação das bactérias à falta de higiene é uma forma eficaz de educação.
Participação da comunidade quilombola e apoio institucional
Crianças do Quilombo São Benedito, localizado na zona Centro-Sul de Manaus, também estiveram presentes.A líder quilombola Keila Fonseca destacou a importância da vacinação para a comunidade,afirmando que “vacinar é resistência” e que a campanha prioriza a vida das crianças,que saem imunizadas e felizes.
O evento contou com o apoio institucional da Semsa-Manaus, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) e Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama).
Conclusão
O Fiocruz Pra Você reafirma o compromisso com a saúde pública, unindo vacinação, ciência e educação para fortalecer a imunização na população amazonense. A iniciativa reforça ainda o papel da pesquisa científica como base para políticas eficazes de prevenção.
Acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!