O espetáculo “Memória de Ser”, criado pela artista circense Teffy Rojas, estreia nesta quarta-feira (15) e será apresentado em São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro e Presidente Figueiredo. A circulação integra o projeto “Circuito Circo para Todos” e propõe uma reflexão sobre o luto e a identidade afro-amazônica por meio de uma linguagem artística sensível que dialoga com símbolos afrodiaspóricos.
Espetáculo “Memória de Ser”: conceito e proposta
A obra convida o público a pensar nas consequências da repressão das emoções durante o processo de luto. Inspirada na filosofia Akan, especialmente no conceito de Sankofa, que significa “voltar para buscar o que ficou para trás”, a peça estabelece um diálogo entre ancestralidade afro-amazônica e formas contemporâneas de expressão artística. Segundo teffy Rojas, idealizadora do espetáculo, essa criação nasceu da experiência pessoal após a perda de um ente querido.
Equipe artística e acessibilidade
A direção artística é assinada por Cristovão Coutinho e Rafaela Pimentel. nesta nova turnê, Viviani Paldini contribui com o aporte corporal ao espetáculo. O suporte técnico conta com Igor Falcão, Cesar Nogueira, Alonso Junior e Miguel Guevara. Para garantir acessibilidade plena ao público, Ananda Guimarães atua como assessora em cultura acessível.Locais e datas das apresentações
- São Gabriel da Cachoeira (comunidade Baniwa Yamado): 15 de outubro
- Santa Isabel do Rio Negro (comunidade Cartucho): 18 de outubro
- São Gabriel da Cachoeira (centro da cidade): 21 de outubro
- Presidente Figueiredo: 1º de novembro
Oficinas inclusivas como contrapartida cultural
Além das apresentações teatrais,o projeto oferece oficinas direcionadas a instituições que atendem pessoas com deficiência sob o nome Laboratório Rojo para Pessoas com Deficiências. Essas atividades acontecem no Instituto Lar Margarida em São Gabriel da Cachoeira no dia 20 de outubro; já em Manaus ocorrem nos dias 30 e 31 de outubro e também em 6 novembro em locais como APAE e escolas estaduais.
Teffy destaca que as oficinas utilizam uma metodologia lúdica baseada nas práticas do circo social latino-americano combinadas à técnica Functional Juggling desenvolvida por Craig Quat. O objetivo é estimular coordenação motora,percepção espacial e criatividade com sensibilidade.
“Nosso propósito é fazer com que o espetáculo seja um convite poético acessível para todos”, afirma Teffy Rojas.
Acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!