Durante um terremoto de magnitude 8,8 que atingiu Petropavlovsk-Kamchatsky, no extremo leste da Rússia, médicos mantiveram a calma e continuaram uma cirurgia em andamento. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (30) pelo ministro da Saúde local, Oleg Melnikov, por meio de seu canal no Telegram. Apesar do abalo sísmico intenso, o procedimento foi concluído com sucesso e o paciente está fora de risco.
Terremoto atinge região remota da Rússia
O forte tremor registrado na região de kamchatka provocou danos em diversas construções e deixou várias pessoas feridas. Embora a intensidade do abalo tenha sido menor na superfície, especialistas russos afirmam que este foi o maior terremoto registrado na área desde 1952.A região é conhecida por sua alta atividade sísmica devido à sua localização no Anel de Fogo do Pacífico.
continuidade da cirurgia durante o tremor
Mesmo diante do perigo iminente causado pelo terremoto, os profissionais de saúde demonstraram serenidade e seguiram com a operação até seu término. Segundo Melnikov, essa postura garantiu a segurança do paciente durante todo o processo cirúrgico.
Impactos causados pelo tremor
além dos feridos e dos danos estruturais em edifícios locais, o evento gerou apreensão entre os moradores da área remota. As autoridades seguem monitorando as condições para evitar novos riscos à população.
Contexto geológico da região
Kamchatka faz parte do Extremo Oriente russo e está situada dentro do Anel de Fogo do Pacífico – uma das áreas mais propensas a atividades vulcânicas e sísmicas no mundo. Essa característica explica a frequência com que eventos como esse ocorrem na localidade.Acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!