O Ministério da Educação divulgou nesta terça-feira (30) o resultado da primeira chamada do processo seletivo 2024 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os candidatos interessados podem verificar se foram aprovados por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O Sisu é o principal meio de seleção para vagas em instituições públicas de ensino superior em todo o país, utilizando como critério a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Processo seletivo do Sisu e oferta de vagas
O Sistema de Seleção Unificada realiza a seleção dos estudantes para as vagas oferecidas por universidades e institutos federais, considerando a nota do Enem como base para classificação. A lista de aprovados respeita o limite de vagas por curso e modalidade de concorrência, levando em conta as opções feitas pelos candidatos e o perfil socioeconômico para a Lei de Cotas.
Distribuição das vagas e instituições participantes
Para 2024, estão disponíveis 264.360 vagas distribuídas entre 127 instituições públicas de ensino superior que participam do programa. As matrículas para os aprovados começam na quinta-feira (1º), dando início ao período letivo previsto para os cursos do primeiro e segundo semestres deste ano.
Manifestação de interesse na lista de espera
após a divulgação do resultado da primeira chamada, inicia-se o prazo para que os candidatos não classificados possam manifestar interesse em participar da lista de espera. Esse período vai até o dia 7 de fevereiro. As vagas que não forem preenchidas poderão ser oferecidas ao longo do ano, garantindo mais oportunidades para os estudantes.
Importância da lista de espera
A lista de espera é uma alternativa para quem não foi selecionado na primeira chamada, possibilitando o ingresso em cursos com vagas remanescentes. Essa etapa é fundamental para otimizar o preenchimento das vagas ofertadas pelas instituições públicas.
Considerações finais
O Sisu continua sendo uma ferramenta essencial para o acesso ao ensino superior público no Brasil,com ampla oferta de vagas e critérios que buscam garantir diversidade social por meio da Lei de Cotas. Os candidatos devem acompanhar atentamente os prazos para matrícula e manifestação na lista de espera, garantindo assim suas chances no processo seletivo.
Acompanhe as atualizações da matéria e outras reportagens relevantes no Portal Notícias do Amazonas e fique sempre bem informado com as notícias de Manaus e região!