Verba do INPA é mantida e diretoria agradece ministro Marcos Pontes

Notícias do amazonas


(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = “http://connect.facebook.net/en_US/sdk.js#xfbml=1&version=v2.6”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

Já com a saúde financeira debilitada, o Instituto de Pesquisas da Amazônia (INPA), terá fôlego renovado. O Governo Federal por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) voltou atrás da decisão de contingenciar 42% dos recursos previstos para este ano. O anúncio oficial foi feito no site do INPA no fim da manhã desta quarta-feira (15).               

A direção do instituto destacou em nota que o contingenciamento de 25% da Lei Orçamentária Anual (LOA) programado para todas as Unidades de Pesquisa (UPs) do MCTIC foi descontingenciado no mesmo valor no dia 8 de maio de 2019.

Isso significa que o valor havia sido liberado ainda no dia 8 de maio, quando a comunidade científica do Amazonas entrou com um pedido formal ao ministro Pontes, para que o contingenciamento não ocorresse.

A media, iria bloquear 42% por cento, dos R$ 40 milhões previstos para o ano de 2019, o que totaliza um montante de R$ 16,8 milhões, mas não ocorreu para alegria dos pesquisadores que ainda restam.

Devido à realidade orçamentária atual, o INPA está revisando seus contratos visando cumprir as metas previstas no TCG. O Instituto também agradeceu o empenho do titular do MCTIC, ministro Marcos Pontes e equipe por essa reversão e esforço.

Após o anúncio do corte de verbas na educação que afetariam instituições federais no Amazonas, Ufam e Ifam, a notícia de que o Inpa também passaria por redução de custos, caiu como uma bomba para à pesquisa.

A atual diretora do Inpa revelou na semana passada que a situação do Instituto vai de mal à pior. De um total de 1,2 mil funcionários apenas, sendo que destes, cerca de 40% já estão trabalhando com bônus permanência.

 

O post Verba do INPA é mantida e diretoria agradece ministro Marcos Pontes apareceu primeiro em Amazonas1.



Source link

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *