Prefeito de Codajás é condenado por improbidade administrativa



A pedido do Ministério Público Federal (MPF) no Amazonas, a Justiça Federal condenou o prefeito de Codajás (a 297 quilômetros da capital), Abraham Lincoln Dib Bastos, a ressarcir os cofres públicos em R$ 160.986,85 pela não prestação de contas da aplicação de recursos repassados pelo Fundo Nacional da Educação (FNDE) no prazo determinado legalmente.
(Foto: Reprodução)
A decisão foi proferida no âmbito de ação civil pública de improbidade administrativa, ajuizada pelo MPF em 2012. O valor do ressarcimento é atualizado até o ano de 2016 e deverá passar por nova atualização, segundo os termos do Manual de Cálculos da Justiça Federal.
No documento, a Justiça também determina a suspensão dos direitos políticos de Abraham Lincoln Dib Bastos por três anos, além do pagamento de multa 25 vezes maior que o salário do prefeito, perda da função pública e proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios no período de três anos, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário.
De acordo com a ação de improbidade, o município de Codajás recebeu, em 2004, R$ 31.418,27 do FNDE destinados à execução do Programa de Apoio ao Sistema de Ensino para Atendimento à Educação Jovens e Adultos (Peja) e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnat). As prestações de contas referentes aos convênios deveriam ter sido apresentadas ao Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) até o dia 28 de fevereiro de 2005, mas só foram feitas em 2012, oito anos depois do prazo determinado, conforme o FNDE.
A Justiça considera inequívoca a indiferença do réu quanto aos seus deveres como chefe da administração pública municipal, ressaltando que as justificativas trazidas por ele – de que os documentos necessários estavam nas mãos de adversário político e que houve extravio da documentação quando foi remetida pelos correios – não se mostram suficientes para legitimar o não envio da prestação de contas no tempo oportuno.
A decisão judicial ainda ressalta que o dever de prestar contas é inerente ao desempenho da função dos gestores públicos e que tais esclarecimentos fortalecem o Estado Democrático de Direito, “notadamente os princípios da legalidade e publicidade, viabilizando a participação do povo na condução da coisa pública”.
Ainda cabe recurso da decisão. A ação tramita na 1°Vara Federal do Amazonas, sob o n° 0002194-59.2010.4.01.3200.

O post Prefeito de Codajás é condenado por improbidade administrativa apareceu primeiro em Amazonas1.




Nós NÃO SOMOS os responsáveis pela contratação e nem pela seleção dos candidatos, somos um grupo social, e apenas divulgamos as vagas com a intenção de fazer um bem para a sociedade. Então, todo o processo seletivo e processo de contratação é de inteira, total e única responsabilidade do empregador.


DICAS PRA PRESTAR UMA BOA ENTREVISTA

ALIMENTE-SE BEM

Principalmente no dia anterior se alimente bem, beba bastante líquido, de preferência ÁGUA para que o seu organismo funcione bem.

No dia da entrevista, não se esqueça de se alimentar bem, tome café da manhã reforçado e nunca, jamais saia de casa faminto ou faminta.





TENHA COMPROMISSO COM O HORÁRIO

Chegue pelo menos 40 minutos mais cedo, isto mostra que você será um funcionário comprometido com as metas e com o horário.


HIGIENE PESSOAL É MEGA HIPER IMPORTANTÍSSIMO!

Se tudo der certo, você fará parte da empresa. Os empregadores geralmente trabalham com outras pessoas, e se você não estiver cuidado com a higiene pessoal, isto pode afetar no relacionamento com toda a equipe e com os clientes.


DOCUMENTOS INDÍSPENSÁVEIS

Documento de identidade "RG" (registro geral);
CPF;
Carteira Profissional (carteira de Trabalho);
CNH - Carteira de Habilitação (se tiver);
Currículo atualizado e com foto.

O currículo com foto é importante para o empregador lembrar do candidato, algumas vezes somente o nome não ajuda a lembrar do candidato e do seu desempenho na entrevista, por isso a foto no currículo é indispensável.


NÃO SEJA TÍMIDO OU TÍMIDA

Seja comunicativo ou comunicativa, apresente-se para 2 ou mais candidatos e desenvolva um diálogo. A comunicação é um dos fatore pré-seletivos.


CUIDADO COM O CELULAR!!!

Evite ficar "pendurado ou pendurada" no celular, o empregador pode entender que você será um funcionário desatento, e que não valerá lhe contratar. Ao invés disto, leve um jornal, revista ou livro, para se distrair enquanto aguarda sua vez.


LEIA O PRINCIPAL JORNAL DA SUA CIDADE

Isso mesmo! Você não leu errado! No dia da entrevista, compre o jornal principal da sua cidade, e leia as matérias da capa. É possível que os entrevistadores façam algum comentário a respeito, apenas para saber se você está informado.
ENTRE NO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP


ENTRE NA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK


Entre no nosso grupo