Arthur Neto sanciona leis que fortalecem a área da saúde na capital

Arthur Neto sanciona leis que fortalecem a área da saúde na capital

O prefeito de Manaus, Arthur Neto, anunciou, na tarde desta segunda-feira (7), a sanção de duas leis municipais na área da Saúde. Tratam-se das leis nº 2.309/2018, de autoria do vereador Reizo Castelo Branco (PTB), que estabelece a Semana de Conscientização da Depressão Infantil, e da nº 2.314/2018, do vereador Wallace Oliveira (PODEMOS), que trata da divulgação em unidades de saúde sobre vacinas obrigatória para crianças.
 
Arthur Neto sancionou leis de Semana de Conscientização da depressão infantil e divulgação de vacinas obrigatórias na rede pública municipal (Foto: Divulgação/Semcom)
Assunto debatido na CMM
A depressão infanto-juvenil foi um tema amplamente discutido na Câmara Municipal de Manaus (CMM). Em abril de 2018, a Liga Acadêmica de Psiquiatria do Amazonas (Lapam), divulgou dados que apontam o crescimento, nos últimos anos, de casos de depressão infanto-juvenil. A Lapam analisa casos de transtornos psiquiátricos em crianças, jovens, adultos e idosos na capital e interior do Amazonas.
Sobre a depressão infanto-juvenil
Durante coletiva na sede da prefeitura, Arthur Neto elogiou os projetos e falou da importância de cada um deles. “Um trata de propagar informação sobre um tema importante que é a vacinação infantil e a outro prevê maior atenção, maior cuidado com a saúde mental das crianças deprimidas, das crianças em depressão, e visa salvar vidas, trazer felicidade para as pessoas da nossa terra”, explicou Arthur.
De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão infanto-juvenil atinge 8 milhões de pessoas no Brasil são crianças e jovens até 17 anos de idade. A mesma pesquisa aponta que a depressão é a principal causa de incapacidade de realização de tarefas cotidianas na faixa etária de dez a 19 anos. A depressão infanto-juvenil pode surgir devido a diversos fatores: perdas e afastamento de pessoas queridas, bullying (intimidação), violência física e até por genética.
Com informações da assessoria
O post Arthur Neto sanciona leis que fortalecem a área da saúde na capital apareceu primeiro em Amazonas1.