10 fatos incríveis que você precisa saber sobre o lúpulo 10 fatos incríveis que você precisa saber sobre o lúpulo

Curiosidades

O lúpulo é um dos ingredientes mais conhecidos na produção da cerveja, principalmente pela sua função de ser o grande responsável pelo amargor característico da bebida. Já falamos aqui no blog da Opa Bier sobre a ação dessa flor na fabricação das cervejas. Clique para ler o artigo.
Agora, iremos explorar abaixo as curiosidades sobre a planta, que vão muito além da produção de cerveja. Ficou curioso? Continue a leitura.
1. O lúpulo tem propriedades antibióticas

Isso mesmo! Funciona, inclusive, como um ótimo conservante para a cerveja, pois evita a contaminação por bactérias. Também é muito resistente a pragas.
2. O lúpulo é consumido como salada
Em pequena escala, o lúpulo é produzido também como forma de alimento, para saladas. Nesta forma, é conhecido como “aspargo de lúpulo”, devido à semelhança com o vegetal.
3. A planta utilizada na produção de cerveja é menina
No processo de fabricação das cervejas, só é utilizada a flor do lúpulo, que pertence ao gênero feminino.
4. O cultivo do lúpulo é recente no Brasil
O cultivo da planta de origem europeia chegou ao solo brasileiro em 2014, em uma fazenda paulista, na região da Serra da Mantiqueira. Esse fato é uma conquista para o país, já que há poucos locais no mundo onde o cultivo obtém sucesso, devido à necessidade de um clima bastante específico para a planta.
5. O lúpulo é uma planta trepadeira
Nem todos sabem, mas o lúpulo é uma planta do tipo trepadeira, cultivada verticalmente. Também é utilizado como planta ornamental, em jardins nas regiões com clima favorável.
6. Pode levar até 3 anos para atingir a maturidade
A flor leva em torno de 3 anos para atingir seu ponto ideal de uso, que é quando suas propriedades atingem o ápice na formação de amargor e aroma para as cervejas.
7. O lúpulo é parente da maconha

Sim! Literalmente, pertence à mesma família: Cannabaceae, porém, o lúpulo não tem propriedades alucinógenas em nenhuma forma de consumo.
8. É legitimamente alemão

Os primeiros registros do cultivo de lúpulo são do século VIII, na região onde hoje está a Alemanha. Ainda nos dias atuais, o país é o maior produtor mundial.
9. É um relaxante natural

O lúpulo pode ser colocado no travesseiro para promover uma boa noite de sono, pois funciona como um relaxante natural. Outra forma de utilizar a planta como calmante é na forma de chá.
10. É fatal para cães e gatos

O contato não é comum, mas, para quem produz cerveja em casa, vale a pena informar. O lúpulo jamais deve ser ingerido por seu cão ou gato, pois é altamente tóxico para eles, provocando ataque epilético, problemas no coração e pode até causar a morte.
Gostou das curiosidades sobre o lúpulo? Se sentiu falta de alguma, escreva pra gente nos comentários.